Você está em Relações com investidores

Histórico

  1. 1980

    A primeira unidade, o Hospital Mater Dei Santo Agostinho, foi inaugurada em 1º de junho de 1980, por seu fundador, Dr. José Salvador Silva.

  2. 1986

    Em 1986, é criada a Unidade de Mastologia – Unimater voltada para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da mama. A Unimater firmou o Mater Dei como centro de referência para diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama, realizando procedimentos revolucionários e exclusivos em Minas Gerais. Dentre eles, estão a cirurgia radio guiada (avaliação de lesões não palpáveis na mama) e a pesquisa do linfonodo sentinela (método de diagnóstico do câncer de mama). No mesmo ano, é criada a primeira Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico – UTIP em Minas Gerais, com uma equipe multidisciplinar . A equipe atua em várias especialidades da área de saúde como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos oferecendo assistência completa aos pacientes infantis.

  3. 1989

    Em 1989, nasce a primeira criança fruto da fertilização in vitro em Minas Gerais, e a terceira do Brasil, com a fertilização realizada no Mater Dei. Esse fato instituiu um marco no trabalho da equipe de reprodução humana, atualmente desenvolvido pelo Centro de Reprodução Humana, na Unidade Mater Dei Santo Agostinho.

  4. 1992

    Em 1992, a Companhia passa a integrar o PAEX (Parceiros para Excelência) da Fundação Dom Cabral, investindo na profissionalização da gestão de seus líderes e colaboradores.

  5. 1994

    Em 1994, é instaurado o planejamento do corpo clínico, momento que deu início à conexão do corpo clínico com a gestão estratégica da Rede Mater Dei.

  6. 1997

    Em 1997, o Hospital dá início às obras do Bloco II da Unidade Santo Agostinho, um edifício de 17 pavimentos, com infraestrutura moderna e humanizada, heliponto, Day Hospital (local destinado à realização de pequenas e médias cirurgias), unidades de internação e Centro Obstétrico.

  7. 1998

    Em 1998, é inaugurado o Laboratório de Patologia Clínica, com atendimento 24 horas e sete dias por semana, com qualidade atestada pelo Serviço de Vigilância Sanitária e pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, que conferiu ao Laboratório um certificado de excelência. No mesmo ano, as áreas de diagnóstico, imagem e exames complementares são ampliadas, com disponibilização 24 horas para a população e para o corpo clínico e é criado o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, órgão credenciado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – Conep, responsável pela aprovação, avaliação e acompanhamento de aspectos éticos de todas as pesquisas realizadas no Hospital.

  8. 2000

    Em 2000, o Mater Dei inaugura o Bloco II da Unidade Santo Agostinho, dentro do projeto “Mater Dei 2000 – Maior e Melhor”, iniciando com o Day Hospital, bem como dá início à elaboração dos protocolos médicos e ao desenvolvimento do setor de Padronização e Garantia da Qualidade.

  9. 2001

    Em 2001, o Hospital Mater Dei inaugura seu novo Centro Obstétrico e Maternidade, em ambiente mais amplo e humanizado. No mesmo ano, o Hospital Mater Dei é membro fundador da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados) com o objetivo de trocar informações e disseminar melhores práticas de gestão sobre todo o sistema de saúde.

  10. 2003

    Em 2003, é realizado o lançamento do Projeto Qualitas, resultado de dois anos de trabalho, que se baseou na elaboração de protocolos de padronização, qualidade e integração. Para a padronização da forma de atendimento foram mobilizadas 84 equipes, que atuaram na elaboração de 570 protocolos médicos, 750 processos assistenciais de enfermagem e 1.100 descrições das atividades administrativas.

  11. 2004

    Em 2004, o Hospital alcançou o mais elevado nível de certificação, concedido pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, o Certificado de Excelência Nível 3. O Mater Dei foi o primeiro hospital de Minas Gerais, e um dos dois primeiros do Brasil a conquistar o título. Além disso, a equipe de Mastologia do Mater Dei passou a coordenar estudos sobre a quimioprevenção do câncer de mama no Brasil. A equipe desenvolveu também estudo pioneiro no Brasil para rastrear pequenos nódulos não palpáveis através do uso de uma substância denominada tecnécio. O Hospital foi convidado pelos pesquisadores internacionais do IBISII (International Breast Câncer Interventional Study) a integrar essa pesquisa de âmbito internacional.

  12. 2005

    Em 2005, o Hospital é recertificado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA no Nível 3 de excelência, e recebe uma homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelos 25 anos de serviços prestados à sociedade. No mesmo ano, amplia-se o planejamento estratégico para o corpo clínico, de forma pioneira, em que indicadores de assistência são analisados em conjunto pela alta direção do Hospital, gerando um grande avanço nos resultados obtidos e beneficiando os pacientes.

  13. 2008

    Em 2008, Dr. Henrique Salvador assumiu a presidência da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. No mesmo ano, o Hospital obteve em conformidade com a norma ISO 9001/2000, a certificação internacional através do selo Raad voor Accreditatie (RVA), Conselho de Acreditação Holandês. Além disso, foi novamente recertificado com excelência, em nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

  14. 2009

    Em 2009, o Hospital se tornou acreditado pela National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – NIAHO, certificado internacional utilizado pelo modelo de saúde americano, sendo o primeiro hospital a ter esta certificação fora dos Estados Unidos. No mesmo ano, a residência médica do Mater Dei é credenciada pelo MEC.

  15. 2010

    Em 2010, é feita uma expansão da Unidade de Oncologia e a capacidade de atendimento a pacientes que precisam de quimioterapia foi aumentada em cerca de 4 vezes, quando comparada ao ano de 2007. Adicionalmente, são ampliados os equipamentos de ultrassonografia 4D e medicina nuclear, dentro dos mais avançados padrões tecnológicos e de qualidade. Em maio, o Mater Dei recebe o 15º prêmio Top of Mind, da revista Mercado Comum, como Instituição destaque no segmento hospitalar em Minas, na categoria liderança, pesquisa criteriosa feita por empresa de inteligência competitiva, especializada nas áreas de marcas, perfil do consumidor, análise de mercado, serviços e produtos.

  16. 2011

    Em 2011, são iniciadas as obras para a construção da nova unidade hospitalar Mater Dei Contorno, com 22 pavimentos e estrutura de hospital geral. Em compromisso com as melhores práticas de governança, é criado o Conselho de Administração do Hospital. No mesmo ano, houve a criação do Conselho de ADM, e a sucessão na Direção executiva: Dr Henrique assume como CEO e Dra. Maria Norma e Dra. Márcia Salvador Geo como Vice-Presidentes.

  17. 2014

    Em 2014, foi inaugurado o Mater Dei Contorno, uma unidade com 22 pavimentos e estrutura com pronto-socorro, unidade de oncologia, centro cirúrgico, Unidade de terapia intensiva – UTI, unidades de internação, de diagnóstico, e várias outras. A nova unidade possui capacidade de 357 leitos em uma construção de quase 69 mil m². No mesmo ano, a Unidade Santo Agostinho obtém a recertificação ONA III, maior nível de excelência da instituição acreditadora, e a Rede Mate Dei recebe o Prêmio Latino-Americano de Higienização das Mãos, é inaugurado o Centro de Reprodução Humana.

  18. 2015

    Em 2015, é inaugurado o Mais Saúde Mater Dei, um ambulatório clínico com o atendimento de diversas especialidades provendo uma continuidade no atendimento, com avaliação e acompanhamento de pacientes crônicos e de situações clínicas altamente específicas. É inaugurado o Centro de Oncologia, no Mater Dei Contorno, com o 1º Pronto-socorro oncológico de Minas Gerais.
    O Mater Dei Santo Agostinho é o único Hospital de Belo Horizonte a participar do Projeto Parto Adequado. Ainda neste ano, é realizada a recertificação NIAHO e ISO do Mater Dei Santo Agostinho, e a Rede Mater Dei de Saúde foi premiada na 14º edição do Prêmio Ser Humano: Dr. José Salvador Silva, fundador do Hospital e presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, recebeu o título de Personalidade Empresarial do ano. O estudo “Correspondência Diagnóstica: Um novo indicador de qualidade da Clínica Médica I da Rede Mater Dei de Saúde”, conquistou o 2º lugar na Sessão Pôster do 3º Congresso Nacional de Hospitais Privados – Conahp, evento organizado pela Associação Nacional dos Hospitais Privados – Anahp (Seminário Anahp).

  19. 2016

    Em 2016, ocorre a inauguração do Hospital Integrado do Câncer no Mater Dei Contorno, a implementação do Mater Dei Medicina Diagnóstica, e o Mater Dei Contorno torna-se o primeiro hospital de Minas Gerais a conquistar a JCI (Joint Comission International), uma acreditação reconhecida internacionalmente da mais alta qualidade, e um dos 29 do Brasil com essa certificação.
    Com isso, a unidade passou a ser membro da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP –, se juntando ao Hospital Mater Dei Santo Agostinho, membro-fundador da ANAHP. Mais uma vez são mantidas as acreditações hospitalares ONA, NIAHO e ISO do Mater Dei Santo Agostinho. É lançado o Portal do Cliente, agregando ao agendamento online, um espaço para consulta online de resultados de exames. A Rede Mater Dei de Saúde cria a área de cirurgia cardiovascular pediátrica, expande o Serviço de Hemodiálise e é contemplada com o Prêmio Experiência do Consumidor, na categoria Empresa Destaque, em prêmio promovido pela Tracksale. Ainda em 2016, a Companhia entrou no mercado livre de energia, permitindo a utilização de energia renovável e gerando economia de custos.

  20. 2017

    Em 2017, dá-se o início das obras do Mater Dei Betim – Contagem, a expansão do Pronto-socorro ginecológico e obstétrico, no Mater Dei Santo Agostinho, a inauguração das salas de admissão e acompanhamento das pacientes em trabalho de parto, no Mater Dei Santo Agostinho, e a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica – UTIP, no Mater Dei Contorno. No mesmo ano, inauguramos a especialidade de Medicina Esportiva e o programa de Cuidados Metabólicos e Bariátricos da Rede Mater Dei de Saúde foi certificado pela Surgical Review Corporation (SRC) como Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos™.

  21. 2018

    Em 2018, é inaugurado o primeiro ambulatório de nódulos hepáticos da rede privada de Minas Gerais no Hospital Integrado do Câncer Mater Dei. Dr. Henrique Salvador, CEO do Hospital, é eleito como os 100 mais influentes da saúde. A Rede Mater Dei realiza primeira cirurgia fetal do estado de Minas Gerais, a primeira cirurgia robótica em criança menor de cinco anos e a primeira cirurgia de pieloplastia robótica pediátrica. A Rede Mater Dei recebe o prêmio Excelência em Saúde 2018, na categoria Enfermagem.

  22. 2019

    Em 2019, é inaugurado o Mater Dei Betim-Contagem, em 19 de janeiro, com capacidade para mais de 400 leitos e com a oferta de diversas especialidades, incluindo Centro Cirúrgico e Obstétrico, Medicina Diagnóstica, Ressonância Magnética, Tomografia, Laboratório, Unidades de Internação, UTI, UTIP, UTIN, Oncologia, entre outros. No mesmo ano foi iniciada a obra do Hospital Mater Dei Salvador, primeira unidade da Rede Mater Dei fora do estado de Minas Gerais, em uma localização estratégica, no encontro de duas das principais avenidas da capital da Bahia. A construção prevê dois prédios com infraestrutura moderna dotado de alta tecnologia, em um prédio será o Hospital com cerca de 370 leitos, ofertando diversos serviços, como Centro cirúrgico, Pronto Socorro, equipamentos para exames de imagem, oncologia, e diversos outros serviços, e outro edifício contará com mais de 60 consultórios médicos. Ainda em 2019, é lançado a Saúde Corporativa e a operadora / autogestão Mater Dei, iniciativa pela qual a Companhia oferece a seus colaboradores o plano de saúde com cobertura Mater Dei, com a mensalidade 100% custeada pelo Hospital, com foco na saúde e bem estar dos funcionários, pensando na Atenção Primária à Saúde (APS) e na longitudinalidade do cuidado. A iniciativa atingiu resolutividade de 87% nos atendimentos nos primeiros meses, permitindo uma redução de 15% de absenteísmo já no segundo semestre após implantação e, atualmente, possui um índice de satisfação do cliente (colaboradores), medida via NPS (Net Promoter Score), de cerca de 90%.

  23. 2020

    Em 2020, apesar da Pandemia provocada pelo COVID-19, a Rede Mater Dei de Saúde acreditou os Hospitais Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Betim Contagem pela altamente reconhecida mundialmente certificação JCI (Joint Comission International), tornando-se a única plataforma brasileira de hospitais que possui todas as unidades com acreditação JCI. No contexto turbulento da pandemia, a Rede Mater Dei de Saúde foi uma das primeiras entidades a responder contra o COVID 19, adotando rapidamente diversas medidas e estando disponível para fornecer suporte para toda a sociedade, como (i) a disponibilização de 3 andares exclusivos no Hospital Mater Dei Betim Contagem para a implantação de 180 leitos de CTI do Hospital de Campanha do Estado para pacientes com COVID-19; (ii) assessoria técnica em projetos de respiradores, fornecendo estrutura e conhecimento para desenvolver respiradores com dois fabricantes, AuL Tech e Tacom. O resultado deste último foi premiado no Congresso Nacional dos Hospitais Privados 2020 (CONAHP), ficou entre os 3 primeiros na Categoria Assistência ; (iii) apoiou as campanhas de compras de EPIs (equipamentos de proteção individual) do Sinduscon e do Movimento Dias Melhores atuando na negociação e compra com os fornecedores, garantindo otimização dos recursos por meio de melhores preços e qualidades; (iv) desenvolveu o painel COVID-19 que reúne data analytics e data vizualization permitindo tomadas de decisões rápidas e assertivas, o painel viabiliza o monitoramento em tempo real da saúde de seus colaboradores, índices de absenteísmo possibilitando o planejamento da força de trabalho. Este painel também foi premiado no mesmo evento da CONAHP 2020 entre os 3 melhores na Categoria Gestão, por conseguir reduzir 8,5 dias em relação ao protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, não só gerando uma redução de, aproximadamente, R$ 1 milhão até agosto/2020, mas garantido que o Mater Dei mantivesse a força e trabalho suficiente para continuar oferecendo o serviço da mais alta qualidade até mesmo durante os períodos mais críticos da pandemia; (v) desenvolveu, em conjunto com uma Healthtech, uma ferramenta de predição de ocupação de leitos e utilização de recursos materiais e humanos, buscando garantir segurança assistencial e previsibilidade de custos; (vi) fez uma parceria com a Vale, que disponibilizou USD 1,0 Mm para investimentos em iniciativas de empresas e startups no combate à COVID-19. A Rede Mater Dei atuou na liderança médico-científico na definição dos desafios relevantes e critérios técnicos de avaliação das propostas; e, (vii) apoiou financeiramente o Movimento estímulo 2020 de Minas Gerais. Adicionalmente, em 2020, a Companhia ganhou, em virtude das ações de gestão de pessoas voltadas ao enfrentamento da crise gerada pelo COVID-19, o Prêmio Ser Humano 2020 da ABRH/MG (Associação Brasileira de Recursos Humanos MG). No mesmo ano, a Companhia também foi reconhecida pela GPTW (Great Place to Work) como uma excelente empresa para se trabalhar. Ainda em 2020, a Companhia inaugurou o Centro de Feridas e Hiperbárica, dando mais robustez à oferta da especialidade.