Você está em Relações com investidores

Administração

Conselho de administração

O Conselho de Administração tem como função orientar o negócio da Companhia. É composto, atualmente, por dez membros efetivos que supervisionam a gestão da diretoria, sendo cinco membros independentes, acima do exigido pelo Novo Mercado. Os conselheiros são eleitos nas assembleias gerais para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Cabe ao Conselho eleger os Diretores da Companhia, avaliar a sua atuação, aprovar e acompanhar o plano estratégico proposto pela Diretoria Executiva. Conheça os membros:

Presidente do Conselho

José Salvador Silva

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

Dr. Salvador formou em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1956), foi médico obstetra do Hospital Odilon Behrens, ex-diretor e membro consultivo da Associação Médica de Minas Gerais, sócio honorário da Sociedade Brasileira de Mastologia, sócio titular da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, membro do Colégio Internacional de Cirurgiões e membro da Academia Mineira de Medicina. Tem o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e de líder do setor saúde da Gazeta Mercantil em São Paulo (2001/2002).

É o fundador da Rede Mater Dei de Saúde e o presidente do Conselho de Administração.

Vice-Presidente do Conselho

Henrique Moraes Salvador Silva

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

Dr. Henrique é graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Mater Dei e Hospital Alberto Cavalcanti. Especialista na área de mastologia e ginecologia no Guy’s Hospital (Inglaterra), na University of Pittsburgh (Estados Unidos) e no Instituto Nazionale Per Lo Studio de 1ª Cura Del Tumore (Itália). Possui especialização em reprodução humana na Universidade de Erlangen (Alemanha) e na Universidade de British Columbia (Canadá).

É reconhecido nacionalmente como médico e mastologista, possui mais de 300 publicações e 12 livros publicados e já recebeu vários prêmios e condecorações. Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, entre eles, é ex-presidente e atual conselheiro da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) desde 2019, membro da Academia Mineira de Medicina desde 2010, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, professor livre docente de Ginecologia pela Fundação Dom André Arcoverde-RJ e membro do Conselho curador da Fundação Dom Cabral. Foi diretor técnico e clínico da Rede Mater Dei de Saúde de 1986 a 2011 e, atualmente, é diretor presidente da Companhia desde 2011 e vice-presidente do Conselho.

Membros do Conselho

Maria Norma Salvador Ligório

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

Dra. Maria Norma é graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada pelo Programa de Gestão Avançada (PGA) da FDC e pela INSEAD (França). É especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em videolaparoscopia.

Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, entre eles, foi Conselheira da Associação Nacional dos Hospitais Privados – ANAHP e é membro do Conselho da Associação dos Hospitais de Minas Gerais (AHMG). Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente administrativa financeira e comercial da Rede Mater Dei de Saúde.

Márcia Salvador Geo

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

Dra. Márcia é graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e administradora de empresas pela FUMEC. Especialista em ginecologia e obstetrícia pela FEBRASGO, possui pós-graduação em uroginecologia na Inglaterra (St Georges Hospital) e em gestão avançada pela FDC e pela INSEAD (França).

Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, entre eles, é membro do conselho executivo da SOGIMIG e fez parte da câmara técnica do CRMMG – Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais. É palestrante em congressos nacionais/internacionais e autora/coautora de diversos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais/internacionais. É coordenadora das equipes de ginecologia, obstetrícia e uroginecologia da Rede Mater Dei de Saúde, diretora executiva da Central dos Hospitais de Minas Gerais – SINDHOMG e Vice-Presidente Assistencial e Operacional da Rede Mater Dei de Saúde.

Renato Moraes Salvador Silva

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

É graduado em Engenharia Civil (1983), com especialização em engenharia de transportes. Possui pós-graduação em Administração financeira (Fundação Dom Cabral).

Foi diretor financeiro da Rede Mater Dei de Saúde de 1984 a 1988 e desde o ano de 2015 faz parte do Conselho de Administração. É membro do Conselho de Administração da VASF (Vale do São Francisco Sistemas de Transmissão) e COSITRANS (Construtora de Sistemas de Transmissão SPE Ltda).

Membros Independentes do Conselho

Maurício Ceschin

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

Dr. Maurício é médico clínico geral e gastroenterologista, com especialização em administração em sistemas de saúde, marketing e finanças pela FGV, reunindo mais de 30 anos de experiência no setor de saúde brasileiro. Foi presidente da Medial Saúde, sócio da Integrare Consultoria, diretor superintendente do Hospital Sírio-Libanês, no mesmo período em que acumulou a função de vice-presidente da ANAHP.

No setor público, foi diretor-presidente da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar (2009 a 2012). Foi presidente da Qualicorp, e membro do conselho de administração do Hospital Sírio Libanês. Atualmente é consultor na área da saúde, conselheiro da Mantris – Saúde Corporativa, membro do comitê de estratégia do Hospital ACCamargo – Cancer Center e membro do conselho de administração da Rede Mater Dei de Saúde.

Ary Costa Ribeiro

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

Dr. Ary é formado em medicina pela Universidade Gamma Filho, RJ, fez residência em cardiologia e clínica médica no Brasil (RJ) e especialização em cardiologia e em fisiologia clínica na Suécia. É doutor (PhD) em ciências médicas pelo Instituto Karolinska (Suécia) e graduado no PDG (Programa de Desenvolvimento Gerencial) healthcare no IBMEC/RJ.

Ele reúne mais de 20 anos de experiência em gestão no setor de saúde, tendo assumido cargos de direção na Clínica São Vicente, no Hospital Pró-Cardíaco (RJ), no Hospital Israelita Albert Einstein e no HCor (SP). Foi Conselheiro da ANAHP, permanecendo como Editor Chefe do Observatório ANAHP. Atualmente, é CEO do Sabara Hospital Infantil (SP) e membro do conselho de administração da Rede Mater Dei de Saúde.

Geraldo Sardinha Pinto Filho

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

É economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Finanças pela J. L. Kellogg Northwestern University (USA) e pelo INSEAD (França). Professor de finanças corporativas do programa de gestão avançada pelo INSEAD, em conjunto com a FDC, e é sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de finanças.

Atualmente, é membro do conselho de administração de diversas empresas, dentre elas, da Rede Mater Dei de Saúde, da Moura Dubeux Engenharia/PE, do Grupo Morada/SP, da Dori Alimentos S.A/SP, do Grupo Barcelos/RJ e da Farmax/MG. É membro do comitê de auditoria Rede Mater Dei de Saúde, membro do comitê de auditoria e riscos da Moura Dubeux e Engenharia/PE e do Grupo Morada/SP e membro do comitê de estratégia da Dori Alimentos S.A/SP.

Alceu Alves da Silva

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

É graduado em ciências contábeis, pós-graduado em Administração Hospitalar e cursou o programa de Formação de Conselheiros ofertado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Possui 46 anos de experiência, tendo ocupado cargos executivos na rede de saúde pública e privada, inclusive no Ministério da Saúde.

É vice-presidente administrativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, presidente do sindicato dos hospitais e clínicas de Porto Alegre/RS e vice-presidente da MV, empresa líder no segmento de tecnologia de informações na área da saúde. É membro do conselho de administração da Rede Mater Dei de Saúde, do Hospital Anchieta/DF, do Instituto Raiar/DF, do Grupo Hospitalar Conceição/RS, do Hospital Veterinário da UFRS, do Hospital Santa Luzia/DF e do Hospital do Coração de Brasília/DF.

Eduardo Borges de Andrade

Data da eleição: 02.2021 / Término do mandato: 02.2023

É graduado em Engenheiro Civil pela UFMG, com pós-graduação em administração de empresas pela FGV (1965). Fez sua carreira profissional na Andrade Gutierrez, onde iniciou como engenheiro de obra e chegou a Diretor Superintendente, se tornando o principal executivo da empresa de 1978 a 2001.

Atualmente, é membro do conselho de acionistas da Andrade Gutierrez S.A., presidente da Administradora São Miguel, holding dona de 33,3% do Grupo Andrade Gutierrez, membro do conselho de administração da Rede Mater Dei de Saúde e membro do conselho curador da FDC.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é composta pelo Diretor Presidente e mais 7 diretores eleitos pelo Conselho de Administração, com mandatos de três anos permitido a reeleição. São profissionais com sólida experiência executiva, com elevado conhecimento do mercado. A Diretoria é responsável pela gestão do negócio e apresentar diretrizes estratégicas de curto e longo prazo para o Conselho de Administração. Abaixo a composição atual da Diretoria Executiva:

Diretor Presidente

Henrique Moraes Salvador Silva

Dr. Henrique é graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Mater Dei e Hospital Alberto Cavalcanti. Especialista na área de mastologia e ginecologia no Guy’s Hospital (Inglaterra), na University of Pittsburgh (Estados Unidos) e no Instituto Nazionale Per Lo Studio de 1ª Cura Del Tumore (Itália). Possui especialização em reprodução humana na Universidade de Erlangen (Alemanha) e na Universidade de British Columbia (Canadá).

É reconhecido nacionalmente como médico e mastologista, possui mais de 300 publicações e 12 livros publicados e já recebeu vários prêmios e condecorações. Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, entre eles, é ex-presidente e atual conselheiro da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) desde 2019, membro da Academia Mineira de Medicina desde 2010, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, professor livre docente de Ginecologia pela Fundação Dom André Arcoverde-RJ e membro do Conselho curador da Fundação Dom Cabral. Foi diretor técnico e clínico da Rede Mater Dei de Saúde de 1986 a 2011 e, atualmente, é diretor presidente da Companhia desde 2011 e vice-presidente do Conselho.

Diretora Vice-Presidente Assistencial e Operacional

Márcia Salvador Geo

Dra. Márcia é graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e administradora de empresas pela FUMEC. Especialista em ginecologia e obstetrícia pela FEBRASGO, possui pós-graduação em uroginecologia na Inglaterra (St Georges Hospital) e em gestão avançada pela FDC e pela INSEAD (França).

Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, entre eles, é membro do conselho executivo da SOGIMIG e fez parte da câmara técnica do CRMMG – Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais. É palestrante em congressos nacionais/internacionais e autora/coautora de diversos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais/internacionais. É coordenadora das equipes de ginecologia, obstetrícia e uroginecologia da Rede Mater Dei de Saúde, diretora executiva da Central dos Hospitais de Minas Gerais – SINDHOMG e Vice-Presidente Assistencial e Operacional da Rede Mater Dei de Saúde.

Vice-Presidente Administrativa Financeira e Comercial

Maria Norma Salvador Ligório

Dra. Maria Norma é graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada pelo Programa de Gestão Avançada (PGA) da FDC e pela INSEAD (França). É especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em videolaparoscopia.

Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, entre eles, foi Conselheira da Associação Nacional dos Hospitais Privados – ANAHP e é membro do Conselho da Associação dos Hospitais de Minas Gerais (AHMG). Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente administrativa financeira e comercial da Rede Mater Dei de Saúde.

Diretor de Operações

José Henrique Dias Salvador

É graduado em administração de empresas pelo IBMEC e já trabalhou na Rede Mater Dei, Hospital Albert Einstein, Dasa e no Hospital Sírio Libanês. Cursou o MBA na Universidade de Columbia (EUA), especialização em Gestão Hospitalar na Fundação Dom Cabral (FDC) e pós-graduado pelo Programa de Gestão Avançada (PGA) da FDC.

Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, dentre eles, foi presidente do Chapter Minas Gerais no Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), é membro do Young Presidents’ Organization (YPO) desde 2016 e é presidente do Congresso Nacional dos Hospitais Privados (CONAHP). Após concluir sua graduação, trabalhou no Hospital Albert Einstein (2009 a 2010), e, em seguida, tornou-se gerente administrativo na Rede Mater Dei de Saúde. Foi diretor comercial na Companhia em 2015 e tornou-se diretor de operações desde 2016.

Diretor Médico

Felipe Salvador Ligório

Dr. Felipe é graduado em medicina pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e possui MBA pela London Business School. Durante o MBA, foi líder de implementação de projetos na International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM). Possui especialização em administração hospitalar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Atuou como assessor da diretoria técnica na Rede Mater Dei de Saúde (2011-2013) e no Hospital Mãe de Deus (2013-2014). Foi gerente clínico assistencial na Rede Mater Dei de Saúde (2014-2018) e é diretor médico da Companhia desde 2018.

Diretora Comercial e de Marketing

Renata Salvador Grande

Graduada em Direito na Anhembi Morumbi em São Paulo, cursou MBA na Hult International Business School e concluiu o master em marketing com distinção na mesma instituição. Possui certificação em gestão e liderança no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Trabalhou nas áreas financeira e administrativa na Rede Mater Dei de Saúde (2006-2010), ocupou o cargo de gerente administrativo (2014-2019) na Companhia e nas áreas financeira e comercial do HCor em São Paulo (2011-2014). É diretora comercial e de marketing da Rede Mater Dei de Saúde desde 2019.

Diretor de Relacionamento com Investidores e Diretor de Novos Negócios

Rafael Cardoso Cordeiro

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui pós graduação executiva em gestão empresarial pelo IBMEC do Rio de Janeiro e pós graduação em estratégia, gestão e liderança na FDC.

Trabalhou na Andrade Gutierrez Concessões (2002-2016), foi diretor executivo de finanças (CFO) da Urba, empresa de Desenvolvimento Urbano do Grupo MRV (2016-2020), foi membro do conselho de administração da Oi S/A (2011-2015), da Contax Participações S.A (2011-2016) e da CEMIG (2010-2011). Em 2019, formou-se em Stanford no SEP – Programa Executivo.

Atualmente, é Diretor de Relações com Investidores e Diretor de Novos Negócios na Rede Mater Dei de Saúde desde 2020 e sócio fundador da Reaction, Global Venture Capital, desde 2020.

Diretor Financeiro

Fábio Mascarenhas da Silva

Graduado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), possui pós-graduação em finanças pela Fundação Dom Cabral e MBA pelo IBMEC.

Trabalha na Rede Mater Dei de Saúde desde 2003, tendo ocupado vários cargos de gestão entre 2009 e 2013 e de superintendência de 2014 a 2017. É Diretor Financeiro da Companhia desde 2017.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria funciona como órgão independente e atualmente possui 3 membros. É responsável por avaliar continuamente os riscos, conformidade, e os controles internos da Companhia, monitorando as exposições aos riscos e a adequação aos padrões normativos e de governança. Conheça os membros:

Geraldo Sardinha Pinto Filho

É economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Finanças pela J. L. Kellogg Northwestern University (USA) e pelo INSEAD (França). Professor de finanças corporativas do programa de gestão avançada pelo INSEAD, em conjunto com a FDC, e é sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de finanças.

Atualmente, é membro do conselho de administração de diversas empresas, dentre elas, da Rede Mater Dei de Saúde, da Moura Dubeux Engenharia/PE, do Grupo Morada/SP, da Dori Alimentos S.A/SP, do Grupo Barcelos/RJ e da Farmax/MG. É membro do comitê de auditoria Rede Mater Dei de Saúde, membro do comitê de auditoria e riscos da Moura Dubeux e Engenharia/PE e do Grupo Morada/SP e membro do comitê de estratégia da Dori Alimentos S.A/SP.

Fernando Daniel de Moura Fonseca

Dr. Fernando é advogado e contador, tem residência Pós-Doutoral em Direito Tributário (UFMG), Doutorado em Direito Tributário (USP), Mestrado em Direito Tributário (USP) e LL.M em Tributação Internacional (NYU), além de especialização em Direito Tributário (FGV) e Extensão em Contabilidade Internacional (UFRJ). É sócio do escritório Sacha Calmon, Misabel Derzi Consultores e Advogados. Atua como professor de Direito Tributário (graduação e mestrado) na Faculdade de Direito Milton Campos e atualmente é Professor Convidado da Pós-Graduação em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais.

É Membro do Conselho Científico da Revista Direito Tributário Atual (RDTA), da Revista Abradt/Fórum de Direito Tributário (RAFDT), da Revista de Direito Tributário Contemporâneo (RDTC) e da Revista de Estudos Jurídicos do Superior Tribunal de Justiça (REJuriSTJ). É Membro da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt) e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Compôs o Grupo de Estudos Técnicos Tributários do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC/MG),  no biênio 2018/2019.

Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira

Dra. Maria Fernanda é advogada pela PUC-MG, mestra em direito administrativo pela UFMG, doutora em direito público pela PUC-MG e especialista em Direito Urbanístico pela PUC-MG.

Foi juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais entre 2008 e 2010, possui diversos livros e artigos publicados na área. Além da experiência acadêmica, é advogada na área de direito público. É sócia de Carvalho Pereira, Fortini Advogados, Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA e Professora de Direito Administrativo e Urbanístico.