A Companhia preza pela consciência ambiental e por isso ela emprega iniciativas para a redução do consumo de recursos naturais. Todos os Hospitais da Rede Mater Dei de Saúde atuam com práticas de sustentabilidade ambiental, visando o consumo consciente, evitando o desperdício de água e de energia elétrica. A iniciativa teve início em 2005 e conta com indicadores de consumo por paciente-dia, que são analisados e apresentados todos os meses.
Para alcançar bons resultados, são promovidas campanhas sistemáticas para incentivar o consumo consciente, com atividades para sensibilização das equipes, substituição de equipamentos com baixa eficiência energética, comissionamento do sistema de ar-condicionado e programação horária dos equipamentos.
Além desses, ainda é feita a parametrização de temperaturas de conforto, substituição de lâmpadas convencionais por led, instalação de sensores de presença em áreas comuns, reaproveitamento energético para aquecimento de água, desenvolvimento de sistema de reaproveitamento de água, instalação de redutores de vazão de água em torneiras e criação de fluxo diferenciado para atendimento de vazamentos.
Em relação à estrutura, os prédios do Mater Dei Contorno e Mater Dei Betim-Contagem foram construídos com modernas técnicas de arquitetura e engenharia, com o objetivo de garantir a eficiência energética e reduzir o impacto no meio ambiente.
Possuímos também uma série de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social. Em 2018 e 2019, apoiamos 10 projetos que visam, sobretudo, estimular a formação de uma sociedade pacífica e inclusiva, apoiando os que atuam em prol da cultura da paz e da redução das desigualdades, impactando mais de 20 mil pessoas. No mesmo período, participamos de 17 projetos culturais e esportivos que beneficiaram, em seu conjunto, mais de 100 mil pessoas. No segmento cultural, os projetos contemplaram um conjunto de ações como palestras, capacitações, treinamentos, entre outros. No esporte, os projetos com, principalmente, atletismo, vôlei e judô, envolveram diferentes faixas etárias e realidades socioeconômicas, e também desenvolvemos parcerias com escolas e instituições que ampliaram o alcance das iniciativas.
Adicionalmente, também realizamos campanhas contra o câncer, oferecendo consultas e exames oncológicos gratuitos, visando à prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres mais incidentes em homens e mulheres, de próstata e mama, respectivamente. Ao todo, mais de 1.450 pessoas foram beneficiadas com esse projeto.