Conselho de administração
O Conselho de Administração tem como função orientar o negócio da Companhia. É composto, atualmente, por nove membros efetivos que supervisionam a gestão da diretoria, sendo quatro membros independentes, acima do exigido pelo Novo Mercado. Os conselheiros são eleitos nas Assembleias Gerais para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Cabe ao Conselho eleger os Diretores da Companhia, avaliar a sua atuação, aprovar e acompanhar o plano estratégico proposto pela Diretoria Executiva. Conheça os membros:
Presidente do Conselho
Data da eleição: 04.2023 / Término do mandato: 04.2025
Dr. Henrique é graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Mater Dei e Hospital Alberto Cavalcanti. Especialista na área de mastologia e ginecologia no Guy’s Hospital (Inglaterra), na University of Pittsburgh (Estados Unidos) e no Instituto Nazionale Per Lo Studio de 1ª Cura Del Tumore (Itália). Possui especialização em reprodução humana na Universidade de Erlangen (Alemanha) e na Universidade de British Columbia (Canadá).
É reconhecido nacionalmente como médico e mastologista, possui mais de 300 publicações e 12 livros publicados e já recebeu vários prêmios e condecorações. Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, entre eles, é ex-presidente e atual conselheiro da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) desde 2019, membro da Academia Mineira de Medicina desde 2010, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, professor livre docente de Ginecologia pela Fundação Dom André Arcoverde-RJ e membro do Conselho curador da Fundação Dom Cabral. Foi diretor técnico e clínico da Rede Mater Dei de Saúde de 1986 a 2011 e, atualmente, é diretor presidente da Companhia desde 2011.
Como parte do processo de sucessão da Família Salvador, conforme fato relevante do dia 26 de junho de 2023, o Dr. Henrique Salvador assumiu, interinamente, também o cargo de Presidente do Conselho de Administração.
Vice-Presidente do Conselho
Data da eleição: 04.2023 / Término do mandato: 04.2025
Dra. Maria Norma é graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada pelo Programa de Gestão Avançada (PGA) da FDC e pela INSEAD (França). É especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em videolaparoscopia.
Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, entre eles, foi Conselheira da Associação Nacional dos Hospitais Privados – ANAHP e é membro do Conselho da Associação dos Hospitais de Minas Gerais (AHMG). Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente administrativa financeira e comercial da Rede Mater Dei de Saúde.
Data da eleição: 04.2023 / Término do mandato: 04.2025
Dra. Márcia é graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e administradora de empresas pela FUMEC. Especialista em ginecologia e obstetrícia pela FEBRASGO, possui pós-graduação em uroginecologia na Inglaterra (St Georges Hospital) e em gestão avançada pela FDC e pela INSEAD (França).
Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, entre eles, é membro do conselho executivo da SOGIMIG e fez parte da câmara técnica do CRMMG – Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais. É palestrante em congressos nacionais/internacionais e autora/coautora de diversos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais/internacionais. É coordenadora das equipes de ginecologia, obstetrícia e uroginecologia da Rede Mater Dei de Saúde, diretora executiva da Central dos Hospitais de Minas Gerais – SINDHOMG e Vice-Presidente Assistencial e Operacional da Rede Mater Dei de Saúde.
Membros do Conselho
Data da eleição: 04.2023 / Término do mandato: 04.2025
Dr. Salvador formou em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1956), foi médico obstetra do Hospital Odilon Behrens, ex-diretor e membro consultivo da Associação Médica de Minas Gerais, sócio honorário da Sociedade Brasileira de Mastologia, sócio titular da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, membro do Colégio Internacional de Cirurgiões e membro da Academia Mineira de Medicina. Tem o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e de líder do setor saúde da Gazeta Mercantil em São Paulo (2001/2002). Fundou a Rede Mater Dei de Saúde em 1980.
Data da eleição: 04.2023 / Término do mandato: 04.2025
É graduado em Engenharia Civil (1983), com especialização em engenharia de transportes. Possui pós-graduação em Administração financeira (Fundação Dom Cabral).
Foi diretor financeiro da Rede Mater Dei de Saúde de 1984 a 1988 e desde o ano de 2015 faz parte do Conselho de Administração. É membro do Conselho de Administração da VASF (Vale do São Francisco Sistemas de Transmissão) e COSITRANS (Construtora de Sistemas de Transmissão SPE Ltda).
Data da eleição: 10.2024 / Término do mandato: AGO que aprovar as contas do exercício social de 2024
Tem residência Pós-Doutoral em Direito Tributário (UFMG), Doutorado em Direito Tributário (USP), Mestrado em Direito Tributário (USP) e Master of Laws, International Taxation (NYU), além de especialização em Direito Tributário (FGV) e Extensão em Contabilidade Internacional (UFRJ). Atua como professor de Direito Tributário (graduação e mestrado) na Faculdade de Direito Milton Campos (Minas Gerais) e Professor Colaborador vinculado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eleito um dos advogados tributaristas mais admirados do Brasil, Anuário Análise Advocacia, anos de 2020 e 2022. É Membro da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Membro do Conselho Científico (Consultor ad hoc) da Revista de Estudos Jurídicos do Superior Tribunal de Justiça (REJuriSTJ), Membro da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt-MG) e Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT-SP). Possui diversas publicações na área de Direito Tributário.
Membros Independentes do Conselho
Data da eleição: 04.2023 / Término do mandato: 04.2025
Dr. Maurício é médico clínico geral e gastroenterologista, com especialização em administração em sistemas de saúde, marketing e finanças pela FGV, reunindo mais de 30 anos de experiência no setor de saúde brasileiro. Foi presidente da Medial Saúde, sócio da Integrare Consultoria, diretor superintendente do Hospital Sírio-Libanês, no mesmo período em que acumulou a função de vice-presidente da ANAHP.
No setor público, foi diretor-presidente da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar (2009 a 2012). Foi presidente da Qualicorp, e membro do conselho de administração do Hospital Sírio Libanês. Atualmente é consultor na área da saúde, conselheiro da Mantris – Saúde Corporativa, membro do comitê de estratégia do Hospital ACCamargo – Cancer Center e membro do conselho de administração da Rede Mater Dei de Saúde.
Data da eleição: 04.2023 / Término do mandato: 04.2025
Dr. Ary é formado em medicina pela Universidade Gamma Filho, RJ, fez residência em cardiologia e clínica médica no Brasil (RJ) e especialização em cardiologia e em fisiologia clínica na Suécia. É doutor (PhD) em ciências médicas pelo Instituto Karolinska (Suécia) e graduado no PDG (Programa de Desenvolvimento Gerencial) healthcare no IBMEC/RJ.
Ele reúne mais de 20 anos de experiência em gestão no setor de saúde, tendo assumido cargos de direção na Clínica São Vicente, no Hospital Pró-Cardíaco (RJ), no Hospital Israelita Albert Einstein e no HCor (SP). Foi Conselheiro da ANAHP, permanecendo como Editor Chefe do Observatório ANAHP. Atualmente, é CEO do Sabara Hospital Infantil (SP) e membro do conselho de administração da Rede Mater Dei de Saúde.
Data da eleição: 04.2023 / Término do mandato: 04.2025
É economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Finanças pela J. L. Kellogg Northwestern University (USA) e pelo INSEAD (França). Professor de finanças corporativas do programa de gestão avançada pelo INSEAD, em conjunto com a FDC, e é sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de finanças.
Membro do conselho de administração de diversas empresas, dentre elas, da Rede Mater Dei de Saúde, da Moura Dubeux Engenharia/PE, do Grupo Morada/SP, da Dori Alimentos S.A/SP e do grupo AMEP/MG. É coordenador do comitê de auditoria da Rede Mater Dei de Saúde, coordenador do comitê de auditoria e riscos da Moura Dubeux Engenharia/PE, membro do comitê do Grupo Morada/SP e membro do comitê de estratégia da Dori Alimentos S.A/SP.
Data da eleição: 04.2023 / Término do mandato: 04.2025
Pedro Franco Sales foi sócio fundador e gestor de Ações da Verde Asset Management entre 2015 e 2022, e analista e gestor de fundos da Credit Suisse Hedging Griffo (CSHG) de 2005 a 2014. Durante o período, foi responsável por investimentos em ações de empresas brasileiras para os fundos multimercado e de renda variável. Foi membro do Conselho de Administração da Cyrela Commercial Properties (atual SYN Prop & Tech) e analista de ações globais de tecnologia na JGP. Graduado em Engenharia de Produção Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é CFA® charterholder
Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva é eleita pelo Conselho de Administração, com mandatos de três anos permitido a reeleição. São profissionais com sólida experiência executiva, com elevado conhecimento do mercado. A Diretoria é responsável pela gestão do negócio e apresentar diretrizes estratégicas de curto e longo prazo para o Conselho de Administração. Abaixo a composição atual da Diretoria Executiva:
Diretor Presidente
É graduado em administração de empresas pelo IBMEC e já trabalhou na Rede Mater Dei, Hospital Albert Einstein, Dasa e no Hospital Sírio Libanês. Cursou o MBA na Universidade de Columbia (EUA), especialização em Gestão Hospitalar na Fundação Dom Cabral (FDC) e pós-graduado pelo Programa de Gestão Avançada (PGA) da FDC.
Já ocupou e ocupa cargos importantes na área, dentre eles, foi presidente do Chapter Minas Gerais no Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), é membro do Young Presidents’ Organization (YPO) desde 2016 e é presidente do Congresso Nacional dos Hospitais Privados (CONAHP). Após concluir sua graduação, trabalhou no Hospital Albert Einstein (2009 a 2010), e, em seguida, tornou-se gerente administrativo na Rede Mater Dei de Saúde. Foi diretor comercial na Companhia em 2015 e tornou-se diretor de operações desde 2016.
Diretor Vice-Presidente Médico e Assistencial
Dr. Felipe é graduado em medicina pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e possui MBA pela London Business School. Durante o MBA, foi líder de implementação de projetos na International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM). Possui especialização em administração hospitalar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Atuou como assessor da diretoria técnica na Rede Mater Dei de Saúde (2011-2013) e no Hospital Mãe de Deus (2013-2014). Foi gerente clínico assistencial na Rede Mater Dei de Saúde (2014-2018) e é diretor médico da Companhia desde 2018.
Diretora Vice-Presidente Comercial e Marketing
Graduada em Direito na Anhembi Morumbi em São Paulo, cursou MBA na Hult International Business School e concluiu o master em marketing com distinção na mesma instituição. Possui certificação em gestão e liderança no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Trabalhou nas áreas financeira e administrativa na Rede Mater Dei de Saúde (2006-2010), ocupou o cargo de gerente administrativo (2014-2019) na Companhia e nas áreas financeira e comercial do HCor em São Paulo (2011-2014). É diretora comercial e de marketing da Rede Mater Dei de Saúde desde 2019.
Diretora de Inovação e Novos Negócios
Lara Salvador Géo é Diretora de Inovação e Experiência do Paciente da Rede Mater Dei de Saúde desde junho de 2024. É graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC -MG) concluída em 2019, com MBA e master em estratégia, gestão de mudança, e saúde, e fellow em liderança, pela New York University Stern School of Business, nos Estados Unidos. Foi assistente da Diretoria Técnica e Gerente Clínica Assistencial da Rede Mater Dei de Saúde, trabalhou entre 2020 e 2022 no Eretz.bio – Hospital Albert Einstein como especialista de processos e consultora em inovação.
Diretor de Relações com Investidores e Finanças
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui pós graduação executiva em gestão empresarial pelo IBMEC do Rio de Janeiro e pós graduação em estratégia, gestão e liderança na FDC.
Trabalhou na Andrade Gutierrez Concessões (2002-2016), foi diretor executivo de finanças (CFO) da Urba, empresa de Desenvolvimento Urbano do Grupo MRV (2016-2020), foi membro do conselho de administração da Oi S/A (2011-2015), da Contax Participações S.A (2011-2016) e da CEMIG (2010-2011). Em 2019, formou-se em Stanford no SEP – Programa Executivo.
Atualmente, é Diretor de Relações com Investidores e Finanças na Rede Mater Dei de Saúde e sócio fundador da Reaction, Global Venture Capital, desde 2020.
Diretor de Operações
O Dr. André possui graduação em Medicina e Mestrado em Saúde do Adulto pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Especialista em Clínica Médica pelo Instituto Mario Penna e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Oito anos de experiência clínica em diversos setores da saúde, como pronto socorro, ambulatório, internação hospitalar e terapia intensiva. Atuou com ensino de Medicina Baseada em Evidências e capacitação em Avaliação de Tecnologias em Saúde tanto para operadoras quanto para prestadores. Em 2018, tornou Gerente Médico na Rede Mater Dei e em 2019-2023 foi Diretor Geral da unidade Betim-Contagem. Desde 2023, é Diretor de Operações da Rede Mater Dei de Saúde.
Diretor Financeiro, Suprimentos e Administrativo
Graduado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), possui pós-graduação em finanças pela Fundação Dom Cabral e MBA pelo IBMEC.
Trabalha na Rede Mater Dei de Saúde desde 2003, tendo ocupado vários cargos de gestão entre 2009 e 2013 e de superintendência de 2014 a 2017. É Diretor Financeiro da Companhia desde 2017.
Comitê de Auditoria e Riscos
O Comitê de Auditoria funciona como órgão independente e atualmente possui 3 membros. É responsável por avaliar continuamente os riscos, conformidade, e os controles internos da Companhia, monitorando as exposições aos riscos e a adequação aos padrões normativos e de governança. Conheça os membros:
É economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Finanças pela J. L. Kellogg Northwestern University (USA) e pelo INSEAD (França). Professor de finanças corporativas do programa de gestão avançada pelo INSEAD, em conjunto com a FDC, e é sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de finanças.
Membro do conselho de administração de diversas empresas, dentre elas, da Rede Mater Dei de Saúde, da Moura Dubeux Engenharia/PE, do Grupo Morada/SP, da Dori Alimentos S.A/SP e do grupo AMEP/MG. É coordenador do comitê de auditoria da Rede Mater Dei de Saúde, coordenador do comitê de auditoria e riscos da Moura Dubeux Engenharia/PE, membro do comitê do Grupo Morada/SP e membro do comitê de estratégia da Dori Alimentos S.A/SP.
Graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade do Estado de Minas Gerais (1996). Pós-Graduado em Auditoria Externa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Mestre em Administração pela Fundação Cultura Dr. Pedro Leopoldo (2010). Em suas experiências profissionais ocupou o cargo de assistente contábil no Banco Agrimisa S.A. (1986-1996), atuou como superintendente contábil no Inter (1996 – 2022), foi professor assistente nas instituições: Pontifícia Universidade do Estado de Minas Gerais (2002), Faculdade Centro Educacional Mineiro (2014- 2016), Faculdade de Ciências Empresariais (2008 – 2013) e Faculdade Asa de Brumadinho (2003-2008) . Foi membro da Comissão de IFRS do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais – Biênio (2008 – 2009), e participante da Comissão Contábil da Febraban e ABBC.
Dra. Maria Fernanda é advogada pela PUC-MG, mestra em direito administrativo pela UFMG, doutora em direito público pela PUC-MG e especialista em Direito Urbanístico pela PUC-MG.
Foi juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais entre 2008 e 2010, possui diversos livros e artigos publicados na área. Além da experiência acadêmica, é advogada na área de direito público. É sócia de Carvalho Pereira, Fortini Advogados, Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA e Professora de Direito Administrativo e Urbanístico.
Conselho Fiscal
O conselho fiscal tem como principais obrigações supervisionar as ações da administração, analisar os relatórios financeiros da empresa e comunicar suas conclusões aos acionistas. O Conselho Fiscal da Companhia funcionará em caráter não permanente e, quando instalado, será composto por 03 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, acionistas ou não, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral. Conheça os membros efetivos do Conselho Fiscal:
Membros Efetivos
Data da eleição: 04.2024 / Término do mandato: AGO que aprovar as contas do exercício social de 2024
Formado em administração pela Faculdade Trevisan, tendo atendido programas de especialização em administração na Esade Business School e na Wharton
School. Possui experiência em administração de empresas, com atuação como membro de Conselhos de Administração e Fiscais. Atualmente, é presidente do Conselho Fiscal da Pet Center Comércio e Participações S.A.; compõe o Conselho de Administração da Klabin S.A., Banco do Estado de Sergipe – BANESE, da Brainvest Walth Management e da Festcolor; e compõe o Conselho Fiscal do MetroRio e ATG. Foi também Diretor Presidente (CEO) da DHG Alimentos S.A., Conselheiro Fiscal Da Totvs S.A., Conselheiro de Administração da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) e responsável pela área de Mercado de Capitais da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.
Data da eleição: 04.2024 / Término do mandato: AGO que aprovar as contas do exercício social de 2024
Possui mais de 22 anos de experiência no mercado corporativo, em especial, nas áreas da Saúde, Inovação, Tecnologia e Negócios onde desenvolveu sua carreira empreendendo transformações e potencializando resultados, orientada por valores sólidos e pautados na Governança Corporativa. Possui experiencias relevantes como Executiva, Conselheira, Empresária e Educadora; em instituições de relevância, como: Rede Mater Dei de Saúde, Academia Mineira de Medicina, ABCIS, SUCESU-MG, Board Academy, Centro Universitário São Camilo e empresas insurgentes como as Startups CTRL+S, GOTODATA e GHAP.
Membros Suplentes
O Sr. Alceu é graduado em ciências contábeis, pós-graduado em Administração Hospitalar e cursou o programa de Formação de Conselheiros ofertado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. É Vice-Presidente da MV, empresa líder no seguimento de Tecnologia de Informações na área da saúde, com atuação em todo o Território Nacional e na América Latina. É Conselheiro do Real Hospital Português – Recife – PE, do Hospital Santa Lúcia – Cruz Alta – RS e do Instituto RAIAR, instituição privada destinada a Alfabetização de Crianças. É Professor e Consultor na área de saúde da Fundação Dom Cabral, do Curso de Pós-Graduação da Fasaúde – Porto Alegre-RS, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – São Leopoldo – RS e da FEEVALE – Novo Hamburgo-RS. É Membro Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar – desde outubro de 1997. Foi membro do conselho da Rede de Saúde Mater Dei por 10 Anos – Belo Horizonte –MG, foi Conselheiro do Hospital Anchieta – Brasília – DF, foi Conselheiro do Hospital Santa Luzia – Brasília – DF, foi Conselheiro do Hospital do Coração – Brasília – DF, foi Conselheiro do SLAM – Operadora de Saúde – Brasília – DF e foi Conselheiro do Grupo Hospitalar Conceição -Porto Alegre – RS. Durante sua carreira atuou 46 anos como executivo na rede de saúde pública e privada, inclusive no Ministério da Saúde.
Formada em economia pela Universidade Mackenzie, com MBA em Economia de Empresas pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente, é
sócia da IC Consultoria e Finanças, prestando consultoria especializada em gestão e planejamento financeiro e estratégia de custos. Foi membro do Conselho Fiscal da Mercaprev -Fundo de Pensão das Instituições do Mercado Financeiros e de Capitais, bem como da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF). Também atuou como Superintendente de Controladoria e Planejamento Financeiro, sendo responsável pelo planejamento financeiro na operação de fusão da BM&FBovespa e Cetip em 2017.
É advogado sócio de José Anchieta da Silva Advocacia – JASA, formado em direito pela PUC/MG, é Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos – FDMC. É membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais – IAMG, do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP e do Conselho de Assuntos Jurídicos de Direito Empresarial da ACMINAS. Possui experiência como professor no IBMEC/MG, Centro Universitário UMA e da Universidade Cândido Mendes – RJ, além de ser autor e co-autor em diversas publicações.